Um projeto em análise na Câmara dos Deputados propõe uma mudança estrutural no ingresso nas universidades públicas. Pelo texto, a conclusão do ensino médio seria suficiente para assegurar o acesso ao ensino superior público, sem que o estudante precisasse passar por vestibular ou outro processo de seleção para disputar uma vaga.
A medida desloca o principal desafio do ingresso. Hoje, a seleção é utilizada para definir quais candidatos ocupam o número limitado de vagas oferecidas pelas instituições. No modelo previsto na proposta, as universidades teriam de organizar sua capacidade de atendimento para receber todos os estudantes que concluíssem o ensino médio e buscassem uma formação superior pública.
O projeto ainda não está em vigor. A proposta permanece em tramitação na Câmara e, portanto, não altera as regras atualmente adotadas pelas universidades públicas. A eventual mudança dependeria do avanço da análise legislativa e da aprovação nas etapas previstas para a tramitação.
Conclusão do ensino médio como porta de entrada
O eixo da proposta é substituir a lógica de seleção pela garantia de acesso. Em vez de o vestibular funcionar como uma barreira entre o ensino médio e a universidade, o estudante que concluir essa etapa da educação teria assegurada a possibilidade de ingressar no ensino superior público.
O texto trata a universidade pública como uma continuidade do percurso educacional. A conclusão do ensino médio deixaria de ser apenas uma exigência acadêmica anterior ao processo seletivo e passaria a representar o ponto de transição para a etapa seguinte da formação.
Essa alteração muda a relação entre candidatos e instituições. No sistema baseado em disputa por vagas, o número de aprovados depende da oferta disponível e do desempenho dos participantes. Na proposta, o acesso não seria limitado pela classificação em uma prova. A organização das vagas e das condições de atendimento passaria a ocupar papel central.
Universidades teriam de reorganizar a oferta
O fim do vestibular, conforme previsto no projeto, não significaria apenas a retirada de uma prova. A mudança exigiria que as universidades públicas revisassem a forma como planejam matrículas, turmas, cursos e demais condições necessárias para atender ao novo público.
Atualmente, a oferta de vagas é definida dentro da capacidade de cada instituição. Com o acesso universal, essa estrutura teria de ser compatibilizada com a quantidade de estudantes interessados em ingressar. O projeto, assim, coloca o planejamento institucional no centro da discussão sobre o ensino superior público.
A proposta também altera a função atribuída aos processos seletivos. Eles deixariam de decidir quem pode chegar à universidade e não seriam mais utilizados como o principal filtro entre os concluintes do ensino médio e a educação superior pública. A responsabilidade pela organização do atendimento seria ampliada para as próprias instituições e para a rede pública de ensino superior.
O que muda em relação ao modelo atual
No modelo vigente, o estudante interessado em uma universidade pública precisa seguir as regras de ingresso definidas pela instituição ou pelo sistema de seleção adotado. A disputa ocorre porque a quantidade de candidatos costuma estar relacionada à oferta de vagas em cada curso e unidade.
O projeto parte de uma lógica diferente. A matrícula não seria condicionada à superação de uma competição por vagas. O acesso estaria associado à conclusão do ensino médio, e as universidades teriam de receber os estudantes dentro de um modelo organizado para garantir a continuidade dos estudos.
Com isso, a discussão deixaria de se concentrar apenas no desempenho individual em uma prova. Entrariam em primeiro plano questões como a quantidade de vagas, a distribuição dos estudantes, a estrutura disponível e a capacidade de funcionamento dos cursos. Esses elementos seriam determinantes para a aplicação prática da proposta caso ela avance e seja aprovada.
Proposta ainda depende da tramitação legislativa
A previsão apresentada no projeto não produz efeitos imediatos. Como está em análise na Câmara dos Deputados, o texto ainda precisa seguir o processo legislativo antes de eventualmente se transformar em uma nova regra para o ingresso nas universidades públicas.
Até que isso ocorra, permanecem válidos os critérios atualmente utilizados pelas instituições de ensino superior. Candidatos continuam sujeitos aos processos seletivos previstos para cada universidade, curso ou sistema de acesso.
A tramitação também permite que o conteúdo da proposta seja discutido e eventualmente alterado ao longo da análise. O projeto, portanto, representa uma iniciativa em debate, e não uma mudança já aplicada no sistema educacional.
Debate sobre acesso e capacidade de atendimento
Ao vincular o ingresso à conclusão do ensino médio, a proposta amplia o debate sobre o papel das universidades públicas. A questão deixa de ser apenas como selecionar estudantes e passa a incluir como garantir que a rede tenha condições de atender a todos os interessados.
O modelo previsto exigiria uma coordenação entre o número de concluintes, a procura por cursos e a estrutura disponível nas instituições. A universidade teria de planejar sua atuação considerando um cenário em que a demanda não seria reduzida por uma prova classificatória.
O projeto, portanto, não trata somente da substituição do vestibular. Ele propõe uma reorganização da porta de entrada e atribui maior importância à capacidade de acolhimento da rede pública de ensino superior. A conclusão do ensino médio seria o requisito de passagem, enquanto a organização das universidades passaria a determinar como esse acesso seria concretizado.
Enquanto a proposta estiver em tramitação, as regras atuais continuam valendo. A discussão na Câmara se concentra na possibilidade de transformar o acesso às universidades públicas em um direito universal para os concluintes do ensino médio, com mudanças na forma de oferta e planejamento das instituições.
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.








